Pesquisar este Blog

domingo, 10 de junho de 2012

"Leite" de Semente de Linhaça



Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida), ela também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e as mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.
Seu sabor adstringente irá estimular inteligência emocional e afetiva.
Sua riqueza em proteínas e gorduras nutricionais irá favorecer a prevenção e manutenção da boa formação cerebral, atuando de forma rápida em problemas de memória, lucidez e poder pensante.

A semente de linhaça triturada trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo. O extrato da linhaça não tem um sabor muito bom para tomar puro, portanto é ótimo para fazer vitaminas.

Extrato de Sementes de Linhaça

Ingredientes
1 colher (sopa) de sementes de linhaça marrom inteira e crua
½ copo de água

Modo de Fazer
Colocar a linhaça em uma peneira e lavar em água corrente. Deixar a linhaça de molho na água filtrada ou mineral por pelo menos 8 horas. Tranfira a semente hidratada junto com a água que ficou de molho para o liquidificador e bata de 2 a 3 minutos até que fique bem triturada. Coe todo o extrato em uma peneira bem fina. Despeje o extrato de volta no liquidificador lavado e coloque a fruta de sua preferência: banana, maça, mamão ou outra de seu gosto. A fruta adoça e deixa o extrato bem saboroso. Se não quiser bater com a fruta, pode experimentar puro, de repente você pode gostar. O resíduo que sobra você pode usar para fazer cookies, receita AQUI .

Dicas
- Deixe a linhaça de molho todas as noites e bata de manhã com frutas de sua preferência.
- Os ingredientes acima são para fazer uma vitamina, se você pretende bater vitamina para 3 pessoas, simplesmente triplique os ingredientes.
- Nunca use linhaça em pó ou farinha de linhaça, não faz bem para a saúde por estar de alguma forma oxidada.

Consumo diário de linhaça
-
Adultos devem consumir 2 colheres (sopa) por dia
- Crianças até 12 anos devem consumir 1 colher (sobremesa) por dia


______________________

Referência da matéria:
http://www.docelimao.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...